Powered By Blogger

domingo, 25 de janeiro de 2009

Lições Pedagógicas

Liçoes Pedagógicas

Lições pedagógicas são perolas capturadas... ao longo da existência humana...

Considero uma lição pedagógica todo aprendizado que venha de onde vier, de alguma situação ou circunstância, independente de um sistema ou de qualquer que seja o tempo, espaço geográfico ou ainda de conhecimentos técnicos específicos.


Embora a palavra Pedagogia nos remeta ao ambiente escolar, nem sempre ela está definitivamente atrelada ao ofício de professor; mas por certo está, no oficio de educador e mais que isso – Está inserida no saber da excelência educativa. Resumindo: Está na excelência didática de quem ensina, e obviamente, na capacidade de compreensão de quem aprende.


Sistema, Métodos e Políticas de Ensino ao que conhecemos como: Princípios, Meios e Fins Educacionais; são indispensáveis por certo, mas, são muitas vezes paradigmas que ao invés de libertar, aprisionam ou acomodam o que não deixa de ser uma forma de “aprisionamento” de novas idéias e novas maneiras produtivas de ensinar e de aprender.


A origem de uma lição pedagógica, pode estar no modo como o professor interage com sua turma, nas palavras de um erudito, na conduta de um empresário, na capacidade de expressão do artista; no comportamento exemplar de um operário... Não importa, o que de fato conta, o que é mais significativo, é seu resultado final. Seu efeito transformador! Quando se é capaz de ensinar e de aprender. Saber tirar de pequenas lições, aprendizagens para a vida.


Importante saber que essas lições ocorrem muito mais vezes no cotidiano só que na maioria das vezes, não nos damos conta de sua importância. De repente, foi naquela aula onde a intervenção da (o) professora (o) significou algo mais para seu aluno, além do conteúdo normatizado... Aprendizado este, cujo efeito refletiu cognitivamente como um espelho, somando-se e emoldurando ou até mesmo mudando velhos conceitos anteriormente apreendidos.


Gosto de recordar de uma das muitas passagens biblicas na qual algumas pessoas levam à presença de Jesus, uma mulher pecadora para que o Mestre a condene...Jesus Cristo olha-os e responde: “ Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra...” , quer lição mais contundente que essa?! Não foi necessário Jesus dizer mais nada... Bastou ao povo "donos da verdade", refletir sobre os próprias pensamentos e atitudes, para aprender uma boa lição... Pedagógica?! Creio que Sim!!! Afinal houve um EDUCADOR, e, ali estavam os seus DISCÌPULOS, alíás, o próprio MESTRE; naquele momento, era também DISCÍPULO ... Sendo, porém, ELE, o próprio ensinamento.



Em breve, pretendo contar algumas vivências pedagógicas para ilustrar este espaço. Conto com seus comentários, pois só dessa forma, saberei se terei “crédito” ou não... naquilo que expresso e compartilho com vocês amigos visitantes.Contudo,creio que mais importante que concordar seja a discussão e a ampliação deste tema...

Superabraço!!!

M.alida

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Lições Pedagógicas

Era uma vez...


... há muito tempo, chamei um de meus irmãos pra conversar (trocar idéias), sempre fui muito conversadeira, (não confundir com faladeira... é diferente...) Ambos, havíamos nos aventurado fora do “ninho” por uns tempos – Eu, fui morar com minha irmã para estudar; meu irmão foi morar com outro irmão em Curitiba , para trabalhar. Assim, de volta em visita à casa dos pais; pensei que tivéssemos algumas novidades para trocar. Mas me enganei. Nosso diálogo não durou mais que 2 minutos. Foi assim: Tomei coragem e lhe disse: vamos conversar lá na varanda? (a varanda era um lugar na frente da casa, onde as pessoas costumavam sentar pra conversar), acho que ainda é assim no interior de Santa Catarina... Ele respondeu cheio de arrogância e rebeldia –conversar o quê? Senti meu rosto queimar na mesma hora – era uma mistura de vergonha, raiva e decepção... afinal ele tinha aprendido o quê, esse tempo todo?... Então respondi fracamente... conversar sobre qualquer coisa... ora... O tempo passou... e nos vimos poucas vezes. Até que neste início de ano 2009, nos reencontramos. Lugar: Paraná, casa materna, sala de estar... E, conversamos por várias horas. Não relembramos a infância, mas falamos sobre “ qualquer coisa...” ( vida, trabalho, distâncias... essas coisas...
Não sei se ele se lembra deste fato que me marcou tanto; mas para mim, o que importa, é que agora, sem a menor dúvida nos tornamos muito mais irmãos! Não quero dizer que os outros nove.... sejam menos irmãos, porém, havia uma “farpa” entre a gente que incomodava e qualquer coisa ...foi capaz de mudar...


* não sei por quê, temos que quase envelhecer para aprender a dar sentido à coisas tão básicas...




M. alida

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Poesias e afins...

Dançando na chuva


Vou agradecer a Deus/ pelo dom e pela graça
Os filhos e a saúde/ os amigos e o trabalho
E,o todo que me cerca...

Pelo mar e as montanhas/ o ar que respiro agora
Os sonhos que sonhei/ os que realizei
E,os que trago comigo...

Vou aceitar o desafio/ desfazer-me do antigo
Mesmo na contradição/ chorar, só de emoção
Ser feliz em qualquer tempo...

Vou abrir meu coração/ esquecer aquela mágoa
Buscar afeição no olhar/ envolver-te em longo abraço
E te chamar de... palhaço!..

Vou continuar pedindo a Deus/ que nos faça mais humanos
Novo jeito de viver/ mais alimento e abrigo
Ao mundo pobre, esquecido...

Ano Novo para todos/ novas possibilidades
Tempos em que o Salvador/ vem renovar as promessas
De amor, vida , eternidade...


M. alida

sábado, 3 de janeiro de 2009

Reticências...

... Viva 2009!!!!!

É pura utopia, eu sei... Mas, gosto de pensar que ainda teremos uma Língua genuínamente brasileira...